Exposição Maldita 3.0

Entre os dias 11 de julho a 12 de agosto, aconteceu no Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro, a exposição Maldita 3.0.

04.nov.2012

Apresentando o maior número de itens já reunidos sobre a Rádio Fluminense até hoje, a exposição além de celebrar os 30 anos da Maldita com seus ouvintes, prestou uma homenagem a todos os profissionais que já passaram por ela. Com a preocupação de não abordar apenas a década de 80, importante período que marcou o nascimento da rádio, mas sim todos os anos em que a Fluminense esteve no dial, que se estende de 1982 a 2003, ano de suas últimas emissões sonoras.

Com entrada gratuita e visitações programadas de estudantes do nível médio e superior, da rede pública e particular, a exposição também se propos a provocar uma reflexão na nova geração, sobre o que seria possível criar hoje em dia, uma vez que o Brasil atravessa um longo período democrático, possui uma economia estável e permite o livre acesso à tecnologia e informação por meio da internet.

Mesmo com a grande dificuldade em se achar fotos, registros e reunir todos os protagonistas de anos de histórias da rádio, foi possível montar uma exposição que conseguiu uma visitação recorde. Em um mês, aproximadamente 20.000 pessoas,  entre fans da rádio e pessoas que não a conheciam, estiveram no Centro Cultural Correios prestigiando a exposição.

Basicamente a exposição foi composta por fotos, peças do acervo da rádio, equipamentos, imagens registradas em filmes, depoimentos e takes tirados dentro do estúdio, além de alguns instrumentos musicais autografados que tiveram alguma participação na história da Maldita. Isso sem falar na colaboração dos ouvintes e alguns músicos, que gentilmente cederam itens de suas coleções para complementarem o espaço expositivo. Em paralelo, ainda tiveram os painéis gratuitos, onde alguns dos ex-integrantes, locutoras, produtores e agitadores culturais da época, tiveram o microfone aberto para contar e compartilhar as suas histórias com a Maldita, além de falarem um pouco dos seus projetos atuais.

Matérias:

Jornal O Globo 1
Jornal O Globo 2

Rock In Rio

Rolling Stone Brasil

TMDQA

TV OFLU 1
TV OFLU 2

TV Brasil

Zine In Motion